Pesquisar este blog

sábado, 11 de janeiro de 2014

Suplementos não causam problemas nos rins

Suplementos não causam problemas nos rins.


Mesmo com diversas pesquisas mostrando a segurança dos suplementos, volta e meia aparecem relatos de pessoas acusando tais produtos por terem sofrido com pedras nos rins ou outro problema do gênero. Somado ao terrorismo feito pela mídia e “profissionais” da área, sempre encarando os suplementos alimentares como algo próximo aos esteroides anabolizantes, temos uma legião de pessoas confusas e achando que podem estar ferindo a própria saúde usando suplementos.
Primeiramente, não há estudos que mostrem que qualquer tipo de suplemento cause problemas aos rins, quando usados corretamente e por pessoas saudáveis. Se você segue a indicação adequada do produto e vai ao médico como qualquer pessoa com consciência, estando sempre com os exames de sangue em dia, dificilmente você precisará se preocupar com isto. Não podemos dizer o mesmo de pessoas que sequer sabem do estado atual da própria saúde, que já podem ter problemas nos rins e não sabem, mas que quando a “bomba explode”, culpam os suplementos.
Por algum motivo, as pessoas tendem sempre a culpar os suplementos por alguma mudança na saúde, esquecendo completamente o que fazem no restante da vida. Fique sabendo que uma bebedeira no fim de semana e o uso imprudente de antibióticos e anti-inflamatórios, podem ser muito mais nocivos aos rins do que ingerir os tão perigosos suplementos, que não passam de alimentos em pó.
Alguns anti-inflamatórios podem alterar a passagem de sangue pelos rins, podendo afetar o funcionamento e saúde renal. Já os antibióticos, em sua maioria, são eliminados do corpo pelos rins, que com o tempo podem ser danificados por isto. O pior ? As pessoas costumam usar estes medicamentos sem consentimento médico ou em doses incorretas, como se não fossem o suficiente,  fazem uso conjunto de bebidas alcoólicas.
Por serem atitudes “socialmente aceitas”, ninguém vê problema nisso. Porém, quando ocorre algum problema de saúde, as pessoas, inclusive os médicos, vão culpar aquela creatina que você estava tomando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário