Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Abuso de estimulantes no pré-treino

Abuso de estimulantes no pré-treino e fadiga adrenal


Joãozinho usa suplementos para pré-treino há vários meses. Mas o efeito eufórico e energia extrema já não são como antes. Em vez de parar e deixar o corpo perder a tolerância aos estimulantes, Joãozinho insiste e muda de produto e aumenta a dosagem para continuar tendo os efeitos desejados. Depois de um tempo, nenhum suplemento ou dosagem parece gerar a energia que antes era facilmente alcançada com até mesmo meio medidor do produto.
Com isto em mente, Joãozinho finalmente resolve parar de usar estimulantes e deixar o corpo descansar, mas agora ele se sente extremamente cansado o dia todo, sente grandes dificuldades para levantar da cama após acordar, tem ficado doente com frequência, não tem mais o mesmo apetite sexual e os rendimentos nos treinos estão cada vez piores. E agora, o que fazer ?
Se você têm tido os mesmos hábitos e sintomas que o nosso inteligentíssimo Joãozinho, você pode estar sofrendo de fadiga adrenal por abuso de estimulantes, algo comum nos dias de hoje, mas que é frequentemente ignorado por médicos.

Como acontece ?

Quando você consome estimulantes, uma mensagem é enviada para o cérebro para permitir que mais adrenalina seja enviada para a corrente sanguínea. A adrenalina é produzida por duas glândulas chamadas adrenais, que se localizam acima dos rins.
glandula adrenal Abuso de estimulantes no pré treino e fadiga adrenal
Ao abusar dos estimulantes, seja na dosagem ou tempo de uso, você começa a estressar essas glândulas, que não conseguem suprir a demanda de adrenalina que o cérebro está pedindo. E aí os problemas começam a se manifestar:
  1. Você vai começar a sentir dificuldades para levantar de manhã
  2. Cansado e falta de ânimo durante a tarde
  3. Súbito aumento de energia a noite
  4. Dificuldade para dormir cedo
  5. Balanços de humor e/ou leve depressão.
  6. Falta de energia para realizar as atividades cotidianas
  7. Aumento de alergias
  8. Forte tontura ao se levantar rapidamente
  9. Diminuição do apetite sexual
  10. Doenças frequentes, especialmente infecções
  11. Ataques de fome por comidas gordurosas e salgadas

“Ok, talvez eu esteja sofrendo de fadiga adrenal. O que faço agora ?”

Infelizmente, quando abusamos das glândulas adrenais, não basta apenas cortar o pré-treino por um mês e voltar a usar. Você já perdeu esta oportunidade, quando continuou usando e abusando de estimulantes após criar tolerância. Dependendo da situação, é necessário vários meses afastado de qualquer tipo de estimulante (não somente os pré-treinos) para voltar a ter uma rotina normal e pensar em se arriscar com os pré-treinos novamente.
A melhor maneira para evitar a fadiga das glândulas, é prevenir ciclando os estimulantes assimque a tolerância aparece. Geralmente é possível usar um pote de pré-treino inteiro e então dar 1 mês de descanso para voltar a usar. Vale lembrar que é extremamente recomendável (inclusive vêm escrito na maioria dos rótulos), eliminar outras fontes de estimulantes durante o uso do produto, algo que a maioria das pessoas ignoram.
Pense em pré-treinos como uma “arma secreta” e não um suplemento para uso contínuo.

Dicas para acelerar a recuperação das glândulas adrenais

  • Durma bem
  • Minimize o estresse ao máximo possível
  • Evite alimentos processados/fastfood
  • Evite açúcar
  • Evite álcool
  • Dê ênfase a ingestão de vegetais todos os dias
  • Considere a ingestão de um multivitamínico
Estas são apenas algumas dicas para acelerar a recuperação das glândulas adrenais nos estágios iniciais do problema. Na dúvida, procure um endocrinologista, ele saberá quais exames laboratoriais você deverá fazer para ver o nível do problema e quais procedimentos seguir para voltar a ter uma vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário