Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dica Rápida: Suplementos com data de validade vencida

Uma dúvida comum entre muitas pessoas, é o consumo de suplementos com a data de validade já expirada. Afinal, até quando ainda podemos tomar estes suplementos ?
A data de validade é um período pré-estabelecido pelo fabricante para informar por quanto tempo o produto é seguro para consumo e se ainda mantém suas propriedades funcionais. Muitas pessoas pensam que a data de validade só dita quando o produto vai apodrecer, mas certas substâncias simplesmente vão perdendo suas qualidades com o passar do tempo e, apesar de não apodrecerem, perdem a sua eficácia.
Também devemos levar em consideração que por motivos de segurança(e para se resguardar legalmente), as empresas colocam um tempo menor de validade do que realmente o produto “aguenta”, mas isto não quer dizer que você pode tomar qualquer coisa após vencido, cada caso é um caso, contudo um suplemento que estava bom um dia antes de vencer, não vai apodrecer só porque vai passar a data de validade no dia seguinte.
E se você armazena corretamente o suplemento, deixando-o sempre bem fechado, longe da luz, do calor e umidade, provavelmente ele vai durar mais. Mesmo levando tudo isso em consideração, ainda não é possível dizer com certeza, se um produto é confiável algum tempo após sua data de validade. Cada caso é um caso e nem todas substâncias possuem a mesma vida útil, também não podemos saber como o produto era armazenado na loja ou antes de chegar na loja.
Por cautela e bom senso, não  é recomendado iniciar o uso de um suplemento(abrir o lacre) após a data de validade estar expirada (além dele já estar vencido, você ainda vai tomá-lo até o fim estando vencido), mas se por ventura você já estiver tomando um suplemento que esteja chegando ao fim e só então venceu, não quer dizer que ele automaticamente vai perder os seus efeitos e apodrecer. Se você armazenou bem o produto e ele ainda mantém a mesma consistência, você poderá finalizá-lo sem maiores problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário